Dicas de marketing para academias e estúdios.

Dicas de marketing para academias e estúdios.

Nesse artigo você encontrará dicas infalíveis de marketing para academias e estúdios, aumentando não só a aquisição de novos clientes mas também a retenção deles, isso mesmo, o marketing digital vai muito além do que apenas uma ferramenta de aquisição de clientes.

1ª Marketing para academias é nas redes sociais.

Deixe um pouco de lado as mídias impressas, te garanto que seus resultados serão muito maiores com um investimento muito menor se focar nas redes sociais. Inclusive recomendo focar em apenas duas, Instagram e Facebook, a persona que você procura está lá. Caso não saiba o que é uma persona eu recomendo este post, nele você entenderá melhor quem é seu cliente e isso ajuda muito nas suas tomadas de decisões. Mas em suma, persona é o seu cliente ideal, o alvo do seu marketing.

2ª Tire  vantagem do algoritmo (robô) das redes sociais.

Tanto o Facebook quanto o Instagram não entregam seu conteúdo para todos seus seguidores, o Facebook mesmo chega entregar somente para 1% a 2% dos seus seguidores, de forma orgânica, o que é  bem revoltante não é mesmo? Mas se você entender o algoritmo deles, poderá aplicar uma técnica e aumentar o seu alcance, chegando até a 30%.

Conheça então a técnica da relevância.

Trabalhe sua relevância, quanto mais relevante sua pagina/perfil for, maior será seu alcance e maior o marketing da sua academia, o algoritmo do Facebook e Instagram leva em consideração como um dos principais critérios de disseminação de postagem, o quão relevante é aquela pagina/perfil ou postagem.

Mas afinal,  como consigo essa relevância?

Pela quantidade de pessoas que interagem com sua postagem, com curtidas, compartilhamentos e comentários, sendo que comentário tem o maior valor entre os 3 itens. Então aqui vai a dica de ouro, o fio da meada no marketing para academias nas redes sociais: Faça posts que incentivem seus seguidores a comentarem !

Exemplos:

Sorteios o qual os seguidores precisam comentar e marcar amigos para participar (agora você descobriu porque tem tanta pagina fazendo sorteio por ai né).

Perguntas, todos gostam quando alguém se interessa por sua vida pessoal, não seria diferente nas mídias sociais, faça postagens do tipo: “Conte-nos quantos Kg você já ganhou desde que começou seus treinos de hipertrofia conosco“, você pode (e deve) responder todos comentários possíveis, isso vai gerar ainda mais relevância para você.

Com o passar do tempo, o algoritmo vai aumentar seus indicadores de relevância e todas suas postagens vão começar a ter alcances maiores, alcances que talvez nem pagando você conseguiria.

Outros temas que podem gerar bastante relevância além de sorteios e perguntas são:

Postagens engraçadas : Videos e imagens engraçadas que você pode pegar em outras páginas, lembre-se de colocar os créditos.

Brincadeiras:  Como a famosa “qual legenda você daria para essa imagem?” você posta uma imagem com essa legenda, e deixa os seguidores se divertirem comentando e debatendo entre si.

Enquetes: faça enquetes de vários tipos.

3ª Banners e imagens engajam muito mais no marketing para academias.

Você já deve estar ciente que academias e estúdios grandes, possuem além de um profissional responsável pelo marketing da academia, também tem outro responsável pela criação de banners/imagens para as postagens nas suas redes sociais. Isso deve ao fato de que os algoritmos tendem a considerar seu conteúdo mais importante quando acompanhado de uma imagem. Você pode fazer o teste, uma postagem com o mesmo conteúdo, uma com uma boa imagem, e outra sem, vai notar que a postagem com imagem teve um alcance muito maior.

Mas caso seu negócio ainda seja pequeno, e não tenha recurso para pagar um profissional ou agência que irá preparar essas imagens para você, eu vou te uma  dar ajuda, no final deste artigo tem um link pra download com um pacotão de 10 imagens que fizemos para você usar, juntas com seu arquivo editável. Se você souber usar o Photoshop poderá editar e colocar o nome da sua academia e personalizar, caso não, poderá usar do mesmo jeito, pois não vem com nome de academia nem uma na imagem.

Outra dica é ver se você não tem nem um aluno estudante de design ou formado, quem sabe você não consegue uma parceria?

E caso você tenha facilidade em aprender, eu recomendo ferramentas de criação/edição de imagens online como o canvas, a curva de aprendizagem é bem pequena.

4ª Marketing para academia não é apenas vender nas redes sociais, não cometa esse grande erro.

As pessoas tendem a comprar mais de quem elas gostam, isso  você já deve saber, então porque insistir em apenas tentar vender e anunciar seus planos/preços nas redes sociais? Trabalhe o marketing de conteúdo na sua rede social, isso irá fazer com que seus seguidores gostem cada vez mais de você, aumentando seu NPS  (Net Promoter Score) e sua retenção de clientes de forma extraordinária.  Caso não saiba o que é um NPS clique aqui

Mas o que é esse marketing de conteúdo?

Trata-se de você fornecer conteúdo útil de forma gratuita para seus seguidores, aqui vão algumas ideias de postagem:

Dicas de treino.

Dicas de alimentação.

Técnicas de treino (GVT, FST-7, DROPSET e etc..)

Compartilhar estudos e artigos científicos relevantes.

Desmistificar mitos da musculação, saúde e alimentação.

Faça pelo menos uma postagem por semana com um dos temas acima para trabalhar seu marketing de conteúdo.

marketing para academias

5ª Tenha um cronograma e seja fiel a ele, o marketing da sua academia depende disso.

O resultado no marketing para academias e estúdios não é imediato, você precisará de um bom tempo de assiduidade com as postagens para realmente transformar suas redes sociais, então não deixe por sua vontade o dia de fazer as postagens, isso geralmente acaba em procrastinação, faça seu cronograma de postagem, exemplo:

Segunda-feira: Postagem motivacional ou de algo engraçado

Quarta-feira: Questionário, perguntas ou sorteios.

Sexta-feira: Publicidade de algum plano ou promoção do seu estabelecimento, ou dicas (marketing de conteúdo).

Você pode fazer mais postagens, isso é um exemplo que já serviria bem para uma academia de médio porte 250 a 400 alunos, tanto em termos de frequência quanto de conteúdo. Mas lembre-se que é preciso ter constância, não adianta postar vários dias seguidos e depois parar por vários, isso irá diminuir seus indicadores e consequentemente com o seu plano de marketing para a academia.

Clique aqui para fazer download das imagens para publicidade

Equipe Fitastic

 

 

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